segunda-feira, 28 de março de 2011

HPV

Neste texto falaremos apenas da relação do HPV com o câncer do colo do útero; se você quiser saber mais sobre HPV e verrugas comuns e genitais, leia: VERRUGAS COMUNS | VERRUGAS GENITAIS.

O HPV é um vírus transmitido pela via sexual, sendo, na verdade, a DST mais comum do mundo. Estima-se que até 10% da população mundial apresentem o vírus e que até 80% das mulheres entrarão em contato com o mesmo em algum momento da vida. Quando se leva em conta apenas pessoas jovens, a taxa de infecção pode ultrapassar 50% desta população em algumas regiões.

A maioria dos casos de infecção pelo HPV são assintomáticos e transitórios. Após 2 anos, 90% dos pacientes conseguem ficar curados espontaneamente, apenas pela a ação do nosso sistema imune. Os problemas ocorrem naqueles 10% que não conseguem se livrar do HPV e desenvolvem infecção permanente. São estas pacientes que correm risco de desenvolver o câncer de colo uterino.

Sintomas do HPV

O HPV infecta principalmente o epitélio da pele e das mucosas. Cada subtipo de vírus tem tropismo por uma área do corpo. Por exemplo, o HPV tipo 2 e 4 estão associados a verrugas comuns de pele, enquanto o tipo 1 a verrugas que acometem a planta dos pés.

Os HPVs que infectam a pele são normalmente contraídos quando há lesões como cortes e arranhões que permitem a invasão do vírus para dentro do organismo. A transmissão é de pele para pele.

Outros subtipos do HPV têm tropismo pelas mucosas, principalmente as genitais. Neste caso a transmissão é feita por via sexual.

Condiloma peniano HPV
Condiloma peniano
Condiloma vaginal HPV
Condiloma vaginal
O condiloma acuminado ou verruga genital é uma doença sexualmente transmissível, causado pelo HPV-6 e HPV-11, que se caracteriza pela formação de verrugas genitais, conhecidas popularmente como crista de galo. São lesões esteticamente inconvenientes mas com baixo risco de malignização.

Como o HPV é uma DST, o seu principal fator de risco é a prática de sexo sem preservativos, principalmente se for com vários parceiros(as). A camisinha diminui o risco de contágio, mas no caso específico do HPV, a sua eficácia parece ficar em torno de 70%, muito abaixo das de outras DSTs (leia: CAMISINHA | Tudo o que você precisa saber).

Os subtipos de HPV mais relacionados ao câncer de colo do útero são os HPV-16 e HPV-18. Estes não costumam causar verrugas genitais visíveis, portanto, não costumam causar sintomas. Por isso, o exame de Papanicolaou usado no rastreio do câncer de colo de útero é vital para a prevenção desta doença. Falaremos mais deste exame a seguir.

Câncer do colo do útero

A associação mais conhecida e comum entre HPV e câncer ocorre com o câncer do colo uterino.

HPVO colo do útero é a região mais inferior, fazendo a ligação entre o útero e a parte mais interna da vagina.

Existem 15 subtipos considerados de alto risco para o câncer do colo de útero, porém, pelo menos 70% deles são causados pelo HPV-16 e HPV-18.

A associação de infecção genital permanente pelo HPV e o fumo aumentam ainda mais o risco de câncer (leia: COMO E POR QUE PARAR DE FUMAR CIGARRO ). Nem todas as mulheres com HPV, mesmo com os subtipos mais perigosos, desenvolverão câncer. Por isso, nas mulheres com infecção comprovada, faz-se necessário abandonar o cigarro.

Outro importante fator de risco é a co-infecção pelo HIV (leia: SINTOMAS DO HIV E AIDS (SIDA) ). O câncer do colo do útero em pacientes com SIDA (AIDS) costuma ser muito agressivo.

Sintomas do câncer de colo de útero

O câncer de colo uterino não costuma causar sintomas durante sua fase inicial. Quando há sintomas, a doença costuma já estar em fases mais avançadas. O sintoma mais comum é o sangramento vaginal, geralmente pós-coito. Dor pélvica durante o sexo também pode ocorrer e sangramentos vaginais que aparecerem fora dos períodos menstruais também são sintomas possíveis.

Como em qualquer câncer, o diagnóstico precoce é essencial para o sucesso do tratamento. Como não há sintomas precoces da doença, o exame de rastreio visando a prevenção é fator mais importante na luta contra o câncer de colo uterino. O exame preventivo, chamado de exame de Papanicolaou é muito importante e deve ser feito regularmente.



Leia mais: http://www.mdsaude.com/2009/09/hpv-cancer-colo-utero.html#ixzz1HwFZpLvl

Um comentário:

  1. MULHERES NÃO TENHAM MEDO E NEM VERGONHA DE PROCURAR UM MÉDICO E SE CUIDAREM!POIS DETECTADO CEDO TEM CURA!

    ResponderExcluir